Como Começar a Investir do Zero

Começando.

Investir pode parecer complicado, mas não precisa ser. Se você nunca aplicou um centavo e quer dar o primeiro passo rumo à independência financeira, este guia foi feito para você. Aqui, vamos mostrar de forma clara e prática como iniciar no mundo dos investimentos, evitando erros comuns e aproveitando as melhores oportunidades, existe mercado para todos os bolsos, desde que você tenha disciplina e pense a longo prazo.

Defina seu objetivo financeiro

Antes de investir, é essencial saber por que você está investindo. Pergunte-se:

  • É para aposentadoria?

  • Comprar um imóvel?

  • Aumentar patrimônio a longo prazo?

  • Comprar algo desejado sem pagar taxas de juros exorbitantes.

Definir o rumo e o motivo pelo qual esta poupando, é fundamental em todo o processo.

Este é primeiro passo para qualquer pessoa que está se organizando e quer ter um diagnóstico das finanças antes de começar a investir.

Quando se tem um objetivo financeiro claro, você descobre exatamente o que está entrando e saindo do seu orçamento.

Uma ferramenta importante para esse objetivo ser alcançado é a planilha financeira. Nela, você preencherá tudo o que você recebe e tudo o que gasta.

Com o planejamento feito, veja onde pode fazer cortes de itens desnecessários para economizar dinheiro. Desta forma, você terá mais dinheiro para investir.

Pode também estabelecer um valor fixo para poupar mensalmente.

Inicie liquidando suas dividas

Após traçar sua estratégia, inicie liquidando suas dividas, normalmente dividas de cartão e empréstimos geram muito juros, muitos deles abusivos, e não é coerente poupar possuindo dividas que podem ser quitadas com bons descontos.

Crie sua reserva de emergência

Antes de correr riscos, tenha um fundo de segurança equivalente a 6 meses de despesas, imagine que vc consiga primeiramente ter um fundo que garanta o pagamento de suas despesas por alguns meses em caso de emergência, esse será seu primeiro passo na disciplina de investimentos.

Tente identificar seu perfil de investidor

O perfil é um conjunto de análises das suas características e atitudes quando o assunto é dinheiro. Ou seja: é a forma como você lida com o risco de perder dinheiro.

São basicamente 3 tipos de investidores:

  • Conservador: é o tipo de investidor que prioriza a segurança dos rendimentos e prefere investir em alternativas com baixo risco. Isso porque a tolerância ao risco dele é menor e ele tem receio de perder dinheiro.
  • Moderado: é o investidor que gosta de segurança, mas está mais aberto à possibilidade de investir em aplicações com um pouco mais de risco. Por isso, acaba sendo um pouco mais versátil quando o assunto é dinheiro.
  • Agressivo: este é o investidor que não tem receio de arrisca e não sente muito frio na barriga. Ele prioriza a possibilidade de rentabilidade maior, mesmo que isso significa estar aberto a maiores riscos.

Conheça os tipos de investimento

Escolha uma corretora confiável

Atualmente no Brasil existem varias corretoras, e a concorrência promovida entre elas, fez com que as taxas de operações ficassem mais atrativas, então pesquise a que menos irá lhe cobrar por tais taxas.

Comece pequeno e aumente aos poucos

Não existe um valor para começar, existe apenas o inicio, hoje com 10 reais ou menos você já consegue investir em algumas modalidades do mercado financeiro.

Comece pequeno e aprenda constantemente

  • Inicie com valores menores para ganhar confiança.

  • Estude sobre cada investimento antes de aplicar.

  • Leia livros, assista a vídeos educativos e acompanhe notícias do mercado.

Conclusão

Começar a investir é mais simples do que parece. O mais difícil nesse processo de investimentos, realmente é a disciplina e o sacrifício que muitas vezes vai existir.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima